sábado, 10 de novembro de 2018

Missão de Trabalho

Já existem vários estudos e novas abordagens ao trabalho e à forma de fazer recursos humanos, muitas empresas começam mesmo a adaptar formas de encarar o emprego e políticas para a empresa para um ambiente positivo. Este artigo não se baseia em nenhum por esses modelos, no intuito de ser simples e mais fácil de fazer e colocar em prática por qualquer um, mas aborda pontos de vista fundamentais que tanto o empregado e a empresa devem ter para melhorar o seu ambiente de trabalho e produtividade.

Empregados
Muitas vezes, quando arranjamos um trabalho, principalmente, quando é um trabalho que não gostamos muito (apenas porque precisamos de trabalhar para ganhar a vida) não conseguimos ver o objetivo maior que há em cada emprego.
Vamos falar do trabalho, que a meu ver parece ser o mais esgotante emocionalmente até porque tenho experiência: telefonista de Call Center. Muitas vezes nós, como empregados, somos colocados numa situação de stress que é atender uma pessoa irritada e não saber muito bem como ajudá-la, ter que pesquisar no momento as informações, ter a pressão de ser ouvidos e avaliados pelos supervisores. Não se pode ser agressivo ou complacente em demasia. Todas estas condições fazem-nos esquecer qual o nosso propósito principal que é servir bem alguém.
Se os clientes estão satisfeitos vão continuar na empresa, se a empresa tiver muitos clientes continuamos e mantemos o nosso trabalho, se mantemos o nosso emprego continuamos a ganhar a vida, o que é bom para nós. Concordo que é normal que a nossa mente fique afectada e naturalmente afecta o nosso desempenho mas também é importante ver mais além, em todos os trabalhos, porque todos são importantes e não há nenhum que seja desnecessário. Ver o bem-estar da nossa empresa é garantia de manutenção do nosso emprego.

Empresas
Apesar de começar a haver mudanças na gestão de recursos humanos, ainda não são muito visíveis em Portugal.
As empresas também têm que entender que os trabalhadores dedicados são trabalhadores a manter e respeitar e não que são trabalhadores desesperados para manter o emprego e que podem ser “abusados” com horas de trabalho extra ou condições extremas como trabalhar por dois ou três funcionários.
Outra situação que, por vezes, nos deparamos é a empresa a tentar ocultar ou fazer a situação financeira da empresa pior do que é na realidade para poder abusar dos seus funcionários. Mentir sobre a situação real da empresa desmotiva. Por muito que custe, mais vale sempre dizer a verdade, esteja a situação da empresa melhor ou pior.

Ter uma abordagem positiva e consideração entre empregados e empresa e entre a empresa e empregados como pequenos prémios e incentivos entre colegas e da empresa para empregados, e vice versa se forem capazes de fazer, é muito importante para motivação dos empregados como para o sucesso da empresa. É preciso relembrar que tudo que dá dinheiro requer energia mas nem tudo o que dá sucesso às nossas vidas (e empresas) está relacionado com dinheiro, por isso, promover a boa relação no ambiente de trabalho, convívio e espírito de integração entre todos é muito importante para manter os empregados bem e na sua empresa.

Lembre-se é um contrato, trabalho por dinheiro e dinheiro por trabalho quanto melhor for o trabalho mais vale o funcionário e se não lhe der o valor pode haver outras empresas que o façam e depois está sempre a contratar pessoas que não conseguem fazer o que aquele fazia por si, tudo porque não lhe subiu o ordenado ou não pagou em dinheiro as horas extra.


Ambos os lados são importantes numa situação de trabalho. Pensar-se superior por ser chefe ou dar pouco valor à sua função como empregado pode custar caro mais tarde quando começar a lamentar o que perdeu. A melhor atitude é a construtiva; em que todos são necessários e todos complementam um ciclo de necessidades das quais todos nós somos dependentes e estamos interligados. Portanto, vamos fazer o melhor com o que temos e se não se sente bem, se não consegue encontrar valor no seu funcionário ou na sua função, desista, assim poupa o seu tempo e dos restantes neste ciclo e todos vão sentir-se muito melhor. Vamos todos fazer o nosso melhor para que todos tenhamos as nossas necessidades e funções cumpridas. Essa é a missão de trabalho de todos nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário